Um Grupo empresarial no Império

O Gaúcho Irineu Evangelista de Souza (1813 - 1889 ) , mais conhecido como barão de Mauá , é considerado o principal industrial da epoca do Império . Seus biografos já estudaram muitos aspectos de sua vida e explicaram em que condições ele se tornou dono de diversas empresas, no Brasil e em outros paises .
Em 1840 , ao voltar de uma viagem á Inglaterra , Mauá passou a defender a industrialização como alternativa para a economia Brasileira .
Suas principais atividades como empresário tiveram inicio em niterói , onde ele investiu nos estaleiros da companhia Ponta da areia (1846) , que se tornou o maior empreendimento industrial do pais na época . Ali trabalhavam cerca de mil operarios , muitos deles escravos .
Mauá e seus sócios também investiram em obras publicas , como o canal do mangue , no Rio de Janeiro ; a iluminação publicas em ruas da cidade e em Montevideu ; a navegação a vapor no Rio Grande do sul e no amazonas e a instalação de um cabo submarino de telégrafo entre o Brasil e a Europa . Ainda no setor de obras publicas , Mauá destacou-se no transporte , liderando a construção da primeira estrada de ferro da América do Sul , entre o Rio de janeiro e Fragoso , ao pé de Serra de Petrópolis ; a primeira rodovia pavimentada do Brasil ( a União e indústria , entre petropolis e Juiz de Fora , 1854) ; ferrovias em pernambuco , bahia , rio de janeiro e são paulo .
Em 1854 o imperador concedeu o Irineu o título de Barão . Comentários na cidade do Rio de Janeiro insinuavam que o nome Mauá seria uma ironia de om imperador : "Barão de Mauá , porque algum Mal Há" . Isso indica que o Barão foi uma figura polêmica no segundo reinado . Ele financiou a defesa de Montevidéu quando o governo imperial mandou para lá tropas , na década de 1850 , criando inimigos no governo e entre os proprietários brasileiras , pois havia auxiliado escravos fugidos e prisioneiros da revolução Farroupilha ( Abordada no capitulo 8) , e também foi contra a Guerra do Paraguai .
Se as tarifas Alves Branco tinham estimulado a industrialização . novas medidas tomadas em 1860 diminuiram as taxas de importação e desencadearam uma crise na industria Brasileira . No caso da Fundição Mauá e de outras empresas . Nas quais Irinei tinha interesses , a crise aumentou devido a casos de sabotagem . Em meados da década de 1870 Mauá já tinha vendido a maior parte de sua empresas para pagar dividas . Apesar de tudo , ele morreu rico , dono de estâncias no Uruguai e trabalhando na venda de café para o exterior .
Questões :
1 - Faça uma lista indicando as atividades e as regiões nas quais Mauá investiu . O
Obras publicas no Rio de Janeiro ,iluminação publica em ruas da cidade e em Montevidéo , a navegação a vapor no Rio Grande do Sul e no Amazonas e a instalação de um cabo submarino de telégrafo entre o Brasil e a Europa , Mauá destacou-se no setor de obras públicas , Mauá destacou-se no transporte , liderando a construção da primeira entrada de ferro da América do Sul , entre Rio de Janeiro e Fragoso , a primeira rodovia pavimentada do Brasil (a União e industria , entre Petrópolis e Juiz de Fora , 1854 ) ; Ferrovias em pernambuco , bahia , Rio de janeiro e São Paulo .
2- Que relações se pode estabelecer entre as tarifas Alves Branco , o grupo empresarial de mauá e as tarifas alfandegarias de 1860 ?
As tarifas de Alves Branco tinham estimulado a industrialização , novas medidas tomadas em 1860 diminuiram as taxas de importação e desencadearam uma crise na industria brasileira . No caso da Fundição Mauá e de outras empresas nas quais irineu tinha interesse , a crise aumentou devido a casos de sabotagem . Em meados da década de 1870 Mauá já tinha vendido a maior parte de suas empresas para pagar dívidas . Apesar de tudo , ele morreu rico , dono de estancias no Uruguai e trabalhando na venda de café para o exterior .
O Gaúcho Irineu Evangelista de Souza (1813 - 1889 ) , mais conhecido como barão de Mauá , é considerado o principal industrial da epoca do Império . Seus biografos já estudaram muitos aspectos de sua vida e explicaram em que condições ele se tornou dono de diversas empresas, no Brasil e em outros paises .
Em 1840 , ao voltar de uma viagem á Inglaterra , Mauá passou a defender a industrialização como alternativa para a economia Brasileira .
Suas principais atividades como empresário tiveram inicio em niterói , onde ele investiu nos estaleiros da companhia Ponta da areia (1846) , que se tornou o maior empreendimento industrial do pais na época . Ali trabalhavam cerca de mil operarios , muitos deles escravos .
Mauá e seus sócios também investiram em obras publicas , como o canal do mangue , no Rio de Janeiro ; a iluminação publicas em ruas da cidade e em Montevideu ; a navegação a vapor no Rio Grande do sul e no amazonas e a instalação de um cabo submarino de telégrafo entre o Brasil e a Europa . Ainda no setor de obras publicas , Mauá destacou-se no transporte , liderando a construção da primeira estrada de ferro da América do Sul , entre o Rio de janeiro e Fragoso , ao pé de Serra de Petrópolis ; a primeira rodovia pavimentada do Brasil ( a União e indústria , entre petropolis e Juiz de Fora , 1854) ; ferrovias em pernambuco , bahia , rio de janeiro e são paulo .
Em 1854 o imperador concedeu o Irineu o título de Barão . Comentários na cidade do Rio de Janeiro insinuavam que o nome Mauá seria uma ironia de om imperador : "Barão de Mauá , porque algum Mal Há" . Isso indica que o Barão foi uma figura polêmica no segundo reinado . Ele financiou a defesa de Montevidéu quando o governo imperial mandou para lá tropas , na década de 1850 , criando inimigos no governo e entre os proprietários brasileiras , pois havia auxiliado escravos fugidos e prisioneiros da revolução Farroupilha ( Abordada no capitulo 8) , e também foi contra a Guerra do Paraguai .
Se as tarifas Alves Branco tinham estimulado a industrialização . novas medidas tomadas em 1860 diminuiram as taxas de importação e desencadearam uma crise na industria Brasileira . No caso da Fundição Mauá e de outras empresas . Nas quais Irinei tinha interesses , a crise aumentou devido a casos de sabotagem . Em meados da década de 1870 Mauá já tinha vendido a maior parte de sua empresas para pagar dividas . Apesar de tudo , ele morreu rico , dono de estâncias no Uruguai e trabalhando na venda de café para o exterior .
Questões :
1 - Faça uma lista indicando as atividades e as regiões nas quais Mauá investiu . O
Obras publicas no Rio de Janeiro ,iluminação publica em ruas da cidade e em Montevidéo , a navegação a vapor no Rio Grande do Sul e no Amazonas e a instalação de um cabo submarino de telégrafo entre o Brasil e a Europa , Mauá destacou-se no setor de obras públicas , Mauá destacou-se no transporte , liderando a construção da primeira entrada de ferro da América do Sul , entre Rio de Janeiro e Fragoso , a primeira rodovia pavimentada do Brasil (a União e industria , entre Petrópolis e Juiz de Fora , 1854 ) ; Ferrovias em pernambuco , bahia , Rio de janeiro e São Paulo .
2- Que relações se pode estabelecer entre as tarifas Alves Branco , o grupo empresarial de mauá e as tarifas alfandegarias de 1860 ?
As tarifas de Alves Branco tinham estimulado a industrialização , novas medidas tomadas em 1860 diminuiram as taxas de importação e desencadearam uma crise na industria brasileira . No caso da Fundição Mauá e de outras empresas nas quais irineu tinha interesse , a crise aumentou devido a casos de sabotagem . Em meados da década de 1870 Mauá já tinha vendido a maior parte de suas empresas para pagar dívidas . Apesar de tudo , ele morreu rico , dono de estancias no Uruguai e trabalhando na venda de café para o exterior .
Nenhum comentário:
Postar um comentário