quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

kymberli 8c - A Terra é sagrada

       A Terra é Sagrada
Em 1854, o presidente dos Estados Unidos , Franklin Pierce , manifestou o desejo de  comprar um pedaço das terras ocupadas pela tribo do cacique Seattle . Reproduzimos a seguir trechos de uma das versoes da resposta do Cacique.
Como podeis comprar ou vender o céu , o calor da terra ? a Ideia nos parece estranha . Se não possuímos a frescura do ar e o brilho da  aguá , de que meneira podereis comprá-los ?
    Cada pedaço desta terra é sagrada para meu povo .
Cada folha cintilante de pinheiro , cada praia arenosa , cada bruma nos bosques escuros , cada clareira ,cada zumbido de inseto é sagrado na lembrança e na vivência de meu povo . A seiva que corre dentro de árvores lembra meu povo . (...)
 As flores perfumadas são nossas irmãs ; o cervo , o cavalo , a grande águia são nossos irmãos .
 As cristas rochosas , o aroma das campinas , o calor do cavalo o do ser humano - todos pertencem a Familia .
Assim , quando o Grande chefe de Washington manda dizer que colocará à nossa disposição um ligar onde possamos viver confortável e sossegadamente .
  Ele será nosso pai e , nós , seus filhos . Pensaremos , portanto , na vossa oferta de comprar nossas terras .
  Mas não sera facil . Pois esta terra , para nós , é sagrada . (...)
  Sabemos que homem branco não entende nossos costumes . Um pedaço de terra se parece , para ele , com o pedaço de terra vizinho , pois ele é um estranho que chega , às escuras , e extrai terra tudo aquilo do que necessita .
  A terra não é sua irmã , mas sua inimiga e , uma vez que o homem branco a conquiste , ele se muda .
 Ele não se incomoda de abandonar o túmulo de seus pais .
Ele não se incomoda de sequestar a terra de seus filhos .
O túmulo de seus pais e o patrimonio de seus filhos caem no esquecimento . Ele trata sua mãe , a terra , e seu irmão , o céu , como mercadorias a serem compradas , pilhadas , vendidas , como carneiros ou contas brilhantes .
  Seu apetite arrasará a terra e não a transformará senão num deserto . (...)
Pensaremos , portanto , na vossa oferta de comprar nossas terras . Se decidirmos aceitá-las , eu apresentarei uma condição : O homem branco deve tratar os animais selvagens como irmãos .
 Sou um selvagem e não conheço outra maneira de viver . Vi mais de mil bisontes apodrecendo na pradaria abandonados pelo homem branco , qu eos abateu de um trem que passava .
 Sou um selvagem que não compreende como ''cavalo de ferro'' , largando fumaça , rerá em grande solidão.
Pois , o que aconteceu com os animais , acontecerá , em breve , com o ser humano .
Todas as coisa dependem uma das outras . (...)
    Questões :
1- A quem a resposta da carta se destina ? Com que objetivo foi escrita ?  A resposta se destina ao presidente dos Estados Unidos , Franklin Pierce . A resposta teve objetivo de dizer ao presidente o quanto a terra é importante , e as coisa que estão nelas , a natureza é  um bem importante para o Cacique e seu povo que mora ali .
2 - Por que o cacique Seattle acha muito dificil a ideia de vender sua terra ao presidente dos Estados Unidos ?
Porque lá vive seu povo , e sua varias qualidades que é a natureza , e que para eles é sagrada e importante .
3 - De que maneira o cacique demostra que o Homem Branco trata a terra como sua inimiga ? Trata como se não fosse importante , que só serve como mercadorias , e que ele não ve as qualidades que há nela .
4- Selecione um trecho desse documento que você considere uma demonstração de respeito à natureza . Depois , faça um comentario sobre esse trecho . "Pensaremos , portanto , na vossa oferta de comprar nossas terras  . Se decidirmos aceitá-la , eu apresentarei uma condição : O homem branco deve tratar os animais selvagens com0 irmãos ."
acho que eles valorizam muito a natureza , e que eles acham que o presidente não vai dar valor ao ocupar as terras , não vai dar a minama , então eles avisam bem ao presidente que os animas e a natureza é um bem importante para a vida dele tambám .


Nenhum comentário:

Postar um comentário