quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Rafaela Tassoni 8C


                        A ''Idade Do Ouro''
O período que vai do final da guerra de secessão aos últimos anos do século XIX,tem sido chamado pelos historiadores de Idade Do Ouro. Foi um período excepcional para a vida econômica e , principalmente, para a indústria dos Estados Unidos.
Mas, se uma minoria vivia a Idade Do Ouro, para grande número de trabalhadores e pessoas que morava em terras arrendadas o período não foi nada fácil. A partir de 1873, os salários foram reduzidos, e o desemprego aumentou - entre outros motivos, devido aos aperfeiçoamentos tecnológicos. Uma categoria foi especialmente atingida: a dos arrendatários rurais, que, com a queda dos preços dos cereais, do algodão e do gado, sofreram diretamente, no momento em que os progressos do maquinário agrícola diminuíram a necessidade de mão de obra.
No plano econômico, várias medidas importantes foram tomadas durante a guerra de secessão, como o estabelecimento de tarifas de comércio elevadas (estimulando a produção interna), a criação de um sistema bancário nacional (facilitando a concessão de créditos aos produtores), a decisão de construir uma entrada de ferro transcontinental (ampliando a oferta de emprego) e a autorização para admitir trabalhadores sob contrato (temporários e pagando impostos trabalhistas reduzidos)
A imigração para os Estados Unidos aumentou a partir de meados do século XIX.
entre 1820 e 1860, haviam chegado certa de 5 milhões de imigrantes, vindos principalmente das ilhas Britânicas (da irlanda, em articular). De 1860 e 1900, esse número subiu para certa de 14 milhões, A mão de obra desses imigrantes tornou-se fundamental para o desenvolvimento do país. Parte deles se empregou na construção de ferrovias, e outra parte, nas indústrias instaladas nos centros urbanos.
Os abusos da industrialização e a miséria nas cidades que concentravam maior números de fábricas foram descritas por jornalistas, no final do século XIX. Antes deles, porém, escritores já haviam denunciado a existência de pardieiros, a exploração dos imigrantes pelos proprietários de imóveis e por patrões sem escrúpulos e as condições de trabalho nas confecções.

Centenas de milhares de imigrantes chegavam por ano a um país cuja língua muitas vezes ignoravam, aceitando as péssimas condições de trabalho que lhes eram oferecidas. Ignorados ou afastados pelos operários qualificados, esses imigrantes se reuniram em sindicatos que não conseguiam ter suas reivindicações atendidas. Eles não constituíram um ploretariado unido e conciente, pois estavam divididos entre nacionalidades diferentes e que viviam em conflito entre sí(irlandeses contra eslavos ou judeus da Europa Central). Formaram uma série de subproletariados isolados.

1- Consulte a um dicionário as palavras que você não conhece. Releia o texto.
Escrúpulos: Condição que demonstra hesitação; inquietude espiritual; incerteza.
Estado de dúvida sobre o que é bom ou ruim (numa circunstância); receio de pecado ou engano; vacilação: bandido sem escrúpulos.
Ploretariádo: Estado de proletário. 
A classe da qual pertence os proletários. 
Conjunto das pessoas que exercem qualquer tipo de trabalho: o proletariado urbano. 
2-Que medidas tomadas durante a guerra de secessão tiveram efeito sobre a economia dos Estados Unidos?
O estabelecimento de tarifas de comércio 
elevadas (estimulando a produção interna), a criação de um sistema bancário nacional (facilitando a concessão de créditos aos produtores), a decisão de construir uma entrada de ferro transcontinental (ampliando a oferta de emprego).
3-Aparte os problemas enfrentados pelos imigrantes recém-chegados aos Estados Unidos e como isso afetou a organização dos operários.
A mão de obra desses imigrantes tornou-se fundamental para o desenvolvimento do país.parte deles se empregou na construção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário