sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Rafaela Tassoni

               Visão de um estrangeiro sobre a escravidão no Brasil
     
   
 

   O norte-americano Herbert Smith (1851-1919), que fez várias viagens ao Brasil na década de 1870, publicou um livro em 1879 com suas impressões sobre o país. O relato a seguir, sobre o trabalho escravo em uma fazenda de café, em regiões como o Vale do Paraíba, foi retirado dessa obra.
        Os negros são sujeitos a uma fiscalização rígida e o trabalho é regulado como uma máquina. Ás quatro horas da madrugada todos os escravos são reunidos a fim de entoarem rezas, depois do que se põem em fila para irem trabalhar. Ás seis horas são-lhes café; ás nove horas almoçam carne-seca, farinha de mandioca, feijão e broa de milho; ao meio-dia, tomam uma pequena porção de aguardente; ás quatro horas jantam, precisamente como almoço e, como este, é servido ao ar livre, com a maior interrupção possível do trabalho. Ás sete horas, os negros cansados retornam em filas para os barrações, ao som de uma corneta, depois disso, entregam-se a trabalhos caseiros ou nas máquinas até às nove horas; os homens e mulheres são, então, fechados a chave, onde deixam-nos dormir durante sete horas; a fim de que se restaurem para o trabalho no dia seguinte, de quase 17 horas ininterrupitas. Aos domingos há um feriado nominal, pois não dura mais de três ou quatro horas.

1- Como era a fiscalização dos negros no trabalho?
Era uma fiscalização muito rígida e o trabalho era regulado como uma máquina.

2- Quantas horas de trabalho os negros eram submetidos diariamente?

Eram submetidos de quase 17 horas ununterrúpitas. Aos domingos há um feriado nominal, pois nao dura mais de três ou quatro horas.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Eduarda Neumann

                                            O crescimento capitalismo
                                        (A segunda revolução industrial)

- A segunda metade do século XIX foi uma época de vigoroso crescimento econômico na Europa Ocidental e nos Estados Unidos.
- Essa expansão da economia capitalista estava relacionada ao grande desenvolvimento tecnológico e científico ocorrido na época.
-Por isso, costuma-se  chamar o período que vai de 1860 a 1900 de Segunda Revolução industrial.

                            Características da Segunda Revolução Industrial

- Para ampliar a produção industrial e fazer as mercadorias chegaram aos consumidores a preços competitivos, ou seja, baixos, garantindo ao mesmo tempo lucro aos investidores.
- Foi necessário produzir bens de capital e encontrar novas fontes de energia e também matérias-primas em maior quantidade.

                                Fontes de energia

- Petróleo e eletricidade tornaram-se fontes de energia cada vez mais usadas a partir da segunda metade do século XIX.

- Essas fontes já existiam, mas foi nesse período que passaram a ser exploradas em escala maior e com tecnologia.

                    O petróleo

- A partir da segunda metade do século XIX, ou seja, da Segunda Revolução Industrial, o petróleo e seus derivados, como a gasolina, o diesel, o querosene, o óleo combustível e o gás, começaram a ser utilizados na produção de energia.
- No século XIX a indústria do petróleo e seus derivados ampliou ainda mais o emprego desse mineral, que passou a ser utilizado como matéria-prima na produção de diferentes tipos de plástico.
- As maiores reservas de petróleo mundiais localizam-se no Oriente Médio, nos territórios banhados pelo golfo Pérsico.

                             A eletricidade

- A eletricidade começou a ser amplamente aproveitada a partir da invenção do dínamo (ou gerador) pelo alemão Werner von Siemens (1816-1892), em 1866.
- Depois os geradores foram sendo aperfeiçoados a usados em estradas de ferro (1879), na iluminação pública (1880) e nos serviços de transporte em elevadores e bondes elétricos (1881).

                          Bens de capital e matérias-primas
- Os bens de capital ou bens de produção são aqueles que servem para produzir outras mercadorias.
- Com eles, podem-se criar outras indústrias com a finalidade de fabricar as mercadorias que compramos chamadas de bens de consumo.
- Entre as matérias-primas de maior destaque na indústrias do século XIX estavam o aço e a borracha.

Rafaela 8c

                       Significados da abolição



* Somente em 1888 a escravidão foi extinta no Brasil, com a promulgação da chamada Lei Áurea.

* Princesa regente do império e filha de pedro II, que estava na Europa nessa ocasião.

* Cerca de 95% dos descendentes de africanos no Brasil eram felizes, e participavam das lutas abolicionistas.

* A assinatura da lei extinguiu a escravidão,dia 13 de maio pode se interpretada em várias maneiras,dependendo de quem analisar.

* A princesa Isabel era vista como "redentora", por que defendia o governo.

*Apesar da luta cotidiana pela liberdade individual e pela abolição da escravidão, a vida dos africanos e seus descentes seguiu bem difícil depois de 1888. 

* Eram raros os que trabalhavam por sua conta ou tinham como arrumar algum emprego melhor ou alguma ajuda do governo.

* Os antigos escravos não foram indenizados pelos anos de trabalho para seus chefes, nem antes da abolição e nem depois dela.

* Muitos antigos escravos seguiram trabalhando nas mesmas fazendas que viviam, apesar da escravidão nem existir mais eles não eram tratados como cidadãos comuns.

* Depois de 100 anos depois dos escravos ainda pesa sobre a sociedade brasileira a herança de 3 séculos de escravidão.

* Até hoje existe um certo preconceito, tanto com empregos quanto qualquer condição social,isso se trata dos negros dês da época da escravidão.

* Dados mostram que a população negra é a que mais sofre com a pobreza.



terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Eduarda Neumann 8c


                                Liberdade, igualdade e fraternidade... para quem?

     A divisão dos cidadãos franceses em categorias e a exclusão da maioria ao direito de voto deixavam claro que nem todos os revolucionários lutavam pela mesma causa. Segundo o historiador francês Albert Soboul, a Constituição de 1791 garantiu aos burgueses a liberdade, que nesse caso significava principalmente liberdade econômica.
    Era à liberdade que a burguesia mais se apegava. Ela exigia, em primeiro lugar, liberdade econômica, embora a Declaração dos Direitos não fizesse nenhuma menção a ela. Aos olhos da burguesia, a liberdade econômica era algo que estava presente em vários campos.
    A liberdade de propriedade veio com a abolição dos privilégios feudais. A liberdade de cultivo foi implantada. A liberdade de produção veio com o fim dos monopólios e das corporações. A liberdade de comércio interno foi acompanhada pela unificação do mercado nacional, pela abolição das tarifas internas e dos pedágios. Ao mesmo tempo, a abolição dos privilégios das companhias comerciais que tinham o monopólio sobre certos produtos liberava as trocas com o exterior. Enfim, foi implantada a liberdade de trabalho, proibindo-se o direito de associação, de reunião e de greve.

 Questões:
1- Qual o assunto tratado no texto? A liberdade

2- Dentre as liberdades mencionadas, algumas significavam restrições para grupos sociais?A liberdade de comércio interno foi acompanhada pela unificação do mercado nacional, pela abolição das tarifas internas e dos pedágios. Ao mesmo tempo, a abolição dos privilégios das companhias comerciais que tinham o monopólio sobre certos produtos liberava as trocas com o exterior.

3- De acordo com o texto, que grupo foi beneficiado com a implantação dos vários tipos de liberdade? A burguesia

Rafaela 8c

                                   
                            Burguesia versus operariado


                                   
       No dia 21 de março de 1871, o Journal Officiel (jornal oficial), do novo governo parisiense, publicou uma notícia a respeito do papel da burguesia na história. Leia um trecho dessa notícia.

A burguesia, que conquistou sua emancipação há mais de três quartos de século, não compreende que hoje chegou a hora da emancipação do proletariado. Os desastres e as calamidades públicas nas quais sua capacidade política e sua decrepitude moral e intelectual mergulharam a França deveriam, no entanto, demonstrar-lhe que seu tempo terminou. Que ela realizou a tarefa que lhe fora composta em 1789 e que ela deve, se não ceder seu lugar aos trabalhadores, ao menos permitir que eles alcancem a emancipação social.

1- O que foi publicado no jornal official do governo parisience no dia 21 de março de 1871?
Foi publicado a notícia a respeito do papel da burguesia na história frança.

2- Qual foi a proposta entendida a respeito da burguesia na história da frança?
Que a burguesia não deve ceder seu lugar aos trabalhadores, devem ao menos permitir que eles alcancem a emancipação social.

Um Grupo empresarial no Império - Kymberli 8c

                                 Um Grupo empresarial no Império


   O Gaúcho Irineu Evangelista de Souza  (1813 - 1889 ) , mais conhecido como barão de Mauá , é considerado o principal industrial da epoca do Império . Seus biografos já estudaram muitos aspectos de sua vida e explicaram em que condições ele se tornou dono de diversas empresas, no Brasil e em outros paises .
                  Em 1840 , ao voltar de uma viagem á Inglaterra , Mauá passou a defender a industrialização como alternativa para a economia Brasileira .
                   Suas principais atividades como empresário tiveram inicio em niterói ,  onde ele investiu nos estaleiros da companhia Ponta da areia (1846) , que se tornou o maior empreendimento industrial do pais na época . Ali trabalhavam cerca de mil operarios , muitos deles escravos .
              Mauá e seus sócios também investiram em obras publicas , como o canal do mangue , no Rio de Janeiro ; a iluminação publicas em ruas da cidade e em Montevideu ; a navegação a vapor no Rio Grande do sul e no amazonas e a instalação de um cabo submarino de telégrafo entre o Brasil e a Europa . Ainda no setor de obras publicas , Mauá destacou-se  no transporte , liderando a construção da primeira estrada de ferro da América do Sul , entre o Rio de janeiro e Fragoso , ao pé de Serra de Petrópolis ; a primeira rodovia pavimentada do Brasil ( a União e indústria , entre petropolis  e Juiz de Fora , 1854) ; ferrovias em pernambuco , bahia , rio de janeiro e são paulo .
                   Em 1854 o imperador concedeu o Irineu o título de Barão . Comentários na cidade do Rio de Janeiro insinuavam que o nome Mauá seria uma ironia de om imperador : "Barão de Mauá , porque algum Mal Há" . Isso indica que o Barão foi uma figura polêmica no segundo reinado . Ele financiou a defesa de Montevidéu quando o governo imperial mandou para lá tropas , na década de 1850 , criando inimigos no governo e entre os proprietários  brasileiras , pois havia auxiliado escravos fugidos e prisioneiros da revolução  Farroupilha ( Abordada no capitulo 8) , e também foi contra a Guerra do Paraguai .
                   Se as tarifas Alves Branco tinham estimulado a industrialização . novas medidas tomadas em 1860 diminuiram as taxas de importação e desencadearam uma crise na industria Brasileira . No caso da Fundição Mauá e de outras empresas . Nas quais Irinei tinha interesses , a crise aumentou devido a casos de sabotagem . Em meados da década de 1870 Mauá já tinha vendido a maior parte de sua empresas   para pagar dividas . Apesar de tudo , ele morreu rico , dono de estâncias no Uruguai e trabalhando na venda de café para o exterior .
   Questões :
1 - Faça uma lista indicando as atividades e as regiões  nas quais Mauá investiu . O
    Obras publicas  no Rio de Janeiro ,iluminação publica em ruas da cidade  e em Montevidéo  , a navegação a vapor  no Rio Grande do Sul e no Amazonas  e a instalação de um  cabo submarino de telégrafo entre o Brasil e a Europa , Mauá destacou-se no setor de obras públicas , Mauá destacou-se no transporte , liderando a construção da primeira entrada de ferro da América do Sul , entre Rio de Janeiro e Fragoso , a primeira rodovia pavimentada do Brasil (a União e industria , entre Petrópolis e Juiz de Fora , 1854 ) ; Ferrovias em pernambuco , bahia , Rio de janeiro e São Paulo .
2- Que relações se pode estabelecer entre as tarifas Alves Branco , o grupo empresarial de mauá e as tarifas alfandegarias de 1860 ?
            As tarifas de Alves Branco tinham estimulado a industrialização , novas medidas tomadas em 1860 diminuiram as taxas de importação  e desencadearam uma crise na industria brasileira . No caso da Fundição Mauá e de outras empresas nas quais irineu tinha interesse , a crise aumentou devido a casos de sabotagem . Em meados da década de 1870 Mauá já tinha vendido a maior parte de suas empresas para pagar dívidas . Apesar de tudo , ele morreu rico , dono de estancias no Uruguai e trabalhando na venda de café para o exterior .

Rafaela 8c

                          Manifesto Comunista

   Um dos textos de maior impacto escrito por Marcx e Engels foi o Manifesto do partido Comunista, publicado em 1848, Leia a seguir um trecho selecionado desse documento, também chamado Manifesto Comunista.
    A história de todas as sociedades que existiram até nossos dias tem sido a história das lutas de classes.
    Homem livre e escravo, patrício e plebeu, senhor e servo, mestre de corporação e oficial, numa palavra, opressores e oprimidos, em constante oposição, têm vivido numa guerra ininterrupta, ora franca, ora disfarçada; uma guerra que terminou sempre, ou por transformação revolucionária da sociedade inteira, ou pela destruição das classes de luta.
    A sociedade burguesa moderna, que brotou das ruínas da sociedade feudal, não aboliu os antagonismos de classe. Não fez senão substituir velhas classes, velhas condições de opressão, velhas formas de luta por outras novas. A sociedade divide-se cada vez mais em dois vastos campos opostos, em duas grandes classes diametralmente opostas: a burguesia e o proletariado.
  Todos os movimentos históricos tem sido, até hoje, movimentos de minorias ou em proveito de minorias. O movimento proletário é um movimento espontâneo da imensa maioria.
  Proletários de todos os países, uni-vos!
1-Quem escreveu o texto? 
Em que período e com que objetivo ele foi escrito? O texto foi escrito por Marx e Engels, foi publicado em 1848, para mostrar as causas desses manifestos.

2-Você já tinha ouvido falar de Karl Marx? O que sabe sobre ele? Nunca tinha ouvido falar.

3-Segundo o texto, qual a importância de lutas de classes na história? 
Serve para cada um defender seu povo, sua terra.

4-Ainda de acordo com o texto, a sociedade burguesa moderna eliminou os conflitos de classe? 
A sociedade burguesa moderna, que brotou das ruínas da sociedade feudal, não aboliu os antagonismos de classe. Não fez senão substituir velhas classes, velhas condições de opressão, velhas formas de luta por outras novas.


5-A que atribui as diferenças entre as classes sociais existentes nos dias de hoje?  
Na maioria das vezes as condições de vida, a raça, até mesmo você pode ser um problema para as diferenças de classe ,eu, em minhas palavras vejo que nossa sociedade põe defeito em tudo que vê, sem levar em consideração da onde veio e como é.

Rafaela Tassoni 8c

                            Lidando com o terceiro estado
   

     Antes do início da Revolução Francesa, um burguês anônimo que morava em Montpellier descreveu sua cidade e as pessoas que nela viviam. Por sua descrição é possível perceber que, mesmo entre os membros do terceiro estado, nem todos se consideravam iguais. Leia o que escreveu sobre os trabalhadores, chamados por ele de artesãos.
Os artesãos são muito numerosos. Podemos dividir sua classe em vários ramos: primeiro, os artistes; segundo, os negócios mecânicos; terceiro, os trabalhadores agrícolas e operários contratados por dia. Estes cidadãos são extremamente úteis. Os dois outros estados não poderiam passar sem eles. É importante apoiá-los e dar-lhes trabalho. Mas, ao mesmo tempo, é necessário submetê-los a padrões de probidade e legalidade. Porque a plebe é, por natureza, ruim, licenciosa e inclinada para os motins e a pilhagem. Só mandendo-os submetidos, através da execução rigorosa de bons regulamentos, é possível conseguir que cumpram seus deveres.
1- Consulte á um dicionário o significado das palavras que você não conhece. Depois, releia o texto.
Motim:
Motim é uma insurreição de grupos não homogêneos, organizada ou não, contra qualquer autoridade instituída. Caracteriza-se por atos explícitos de desobediência a autoridades ou contra a ordem pública, sendo freqüentemente acompanhado de tumulto, vandalismo contra a propriedade pública e privada (lojas, automóveis, sedes de instituições, etc.) e atos de violência contra pessoas.
2- Como a plebe é descrita no texto?  plebe é, por natureza, ruim, licenciosa e inclinada para os motins e a pilhagem.
3- O que você entende que significa a afirmativa:               
''Estes cidadãos são extremamente úteis. Os dois outros estados não poderiam passar sem eles.''?                                   Por que os dois outros estados se rebaixam á esse,os outros não se comparam a esse que se mostra superior.
4- De acordo com o texto, em sua opinião, como eram as relações entre os membros do terceiro estado?
Apenas um estado é realmente útil, os outros dois não chegam nem perto.


quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Rafaela Tassoni 8C

                     Pela liberdade e contra a tirania 
O texto da declaração da independência dos Estados Unidos pregava a liberdade individual do cidadão e criticava a tirania dos governantes, Vejamos um trecho desse documento.

(...) Todos os homens criados iguais, dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, entre estes estão a vida, a liberdade e a procura da felicidade, (...) Afim de assegurar esses direitos, governos são instituídos entre os homens, derivando seus justos poderes do consentimento dos governados; (...) Sempre que qualquer forma de governo se torne destrutiva de tais fins, cabe ao povo o direito de alterá-la ou aboli-la e instituir novo governo.       (...) A história do atual Rei da Grã-Bretanha compõe-se de repetidas injúrias e usurpações, tendo todas por objetivo direto o estabelecimento da tirania absoluta sobre esses Estados. (...)

Tão-pouco deixamos de chamar a atenção de nossos irmãos britânicos. (...) Lembramos-lhes das circunstâncias de nossa migração e estabelecimento aqui. (...) Permanecem também surdos a voz da justiça (...). Temos, portanto, de aceitar a necessidade de denunciar nossa separação e considerá-los, como consideramos o restante dos homens, inimigos na guerra e amigos da paz.

Nós, por conseguinte, representantes dos Estados Unidos da América, (...) declaramos solenemente: que estas colônias unidas são e de direito têm que ser Estados livres e independentes; (...0 e que todo vínculo político entre elas e a Grã-Bretanha está e deve ficar totalmente dissolvido; e que, como Estados livres e independentes, têm inteiro poder para declarar a guerra, concluir a paz,contrair alianças, estabelecer comércio e praticar todos os atos e ações a que têm direito os Estados independentes. (...)

Kymberli 8c - O Jeito Brasileiro de acabar com a Escravidão

                         O jeito Brasileiro de acabar com a Escravidão
O Pernambucano Joaquim Nabuco (1849-1910) foi um dos mais conhecidos líderes abolicionistas .
Com político , defendeu suas ideias sobre a abolição em livros , artigos de jornais e comícios públicos . Leia a seguir , parte de um texto escrito por ele :
                                     A escravidão não há de ser suprimida no Brasil por uma guerra servil , muito menos por insurreições ou atentados locais . Não devê sê-lo , tampouco , por uma guerra civil , como foi no Estados . Ela poderia desaparecer , talvez , depois de uma revolução  , como aconteceu na França , sendo essa revolução obra exclusiva de população livre ; mas tal possibilidade não entra nos calculos de nenhum abolicionista . Não é , igualmente , provável que semelhante reforma seja feita por um decreto majestatico da Coroa , como foi na Rússia , nem por um ato de inteira iniciativa e responsabilidade do governo central , como foi , nos Estados Unidos , a proclamação de Lincoln .
               A emancipação há de ser feita , entra nós , por uma lei que tenha os requisitos , externos e internos , de todas as outras . É , assim , no Parlamento e não em fazendas ou quilombos do interior , nem nas ruas e praças das cidades , que se há ganhar, ou perder , a causa da liberdade . Em semelhante  luta , a violencia , o crime , o desencadeamento de ódios acalentados , só pode ser prejudicial ao lado que tem por si direito , a justiça , a procuração dos oprimidos e os votos da humanidade toda .
                                        Questoes :
1- Procure em um dicionario as palavras cujo significado você desconhece . Depois , releia o texto .
Majestatica - adj. Pertencente ou relativo à majestade ou ao poder supremo; majestoso. Sinônimo de majestático: majestoso 
Desencadeando -  Desencadeando: arremetendo; desatando; desprendendo; soltando.
Desencadear: v.t. e v.i. Soltar as cadeias ou grilhões a; desprender.
Romper com ímpeto (tempestade).
Excitar; provocar, causar (uma série de consequências em cadeia).
V.pr. Soltar-se subitamente. 
servil :adj. Relativo à condição ou estado de servo: trabalho servil.
Fig. Baixo, vil, ignóbil: homem servil.
Que segue estritamente o original ou modelo: imitação servil.
2 - Que formas de eliminar a escravidão Nabuco condena ?
. Não devê sê-lo , tampouco , por uma guerra civil , como foi no Estados . Ela poderia desaparecer , talvez , depois de uma revolução  , como aconteceu na França , sendo essa revolução obra exclusiva de população livre ; mas tal possibilidade não entra nos calculos de nenhum abolicionista .

Kymberli - 8c , As cidades e as Novas tecnologias

  As Cidades e as Novas Tecnologias
Muitas das inovações tecnologicas surgidas durante a segunda Revolução Industrial atingiram em cheio a vida urbana . O periodo entre 1860 e 1900 foi marcado por essas mudanças , e o desenvolvimento das ciências e das industrias pode nos dar e impressão de que a vida das pessoas modificou-se no mesmo ritimo e da mesma forma. Não foi bem assim .
Ao mesmo tempo que as industrias se aplicaram , e sua capacidade produtiva cresceu , aumentou também o numero de operarios - Cada vez mais mobilizados em defesa de seus interesses - , como como vimos no exemplo da Comuna de Paris  . Numerosos , os habitantes pobres das cidades eram vistos como "elementos vulcanicos , cuja violencia explosiva pode destruir a estrutura da sociedade ." Para combater esse suposto perigo , muitos governantes promoveram reformas com o objetivo de transformar os espaços públicos e a vida da população pobre . As cidades deveriam passar a funcionar como as maquinas .
 À cidade popular , com suas construçoes irregulares , ruas sinuosas , sem pavimentação ou sistema de distribuição de água e esgoto , seus bailes , suas brigas e mistura de classes sociais , as elites tentaram impor ordem , o conforto e a higiene , com base na aplicação dos inventos industriais . Não que os pobres e os operarios quisessem viver sem conforto e higiene , mas eles lutavam para não perder a liberdade que tinham para circular sem serem controlados pelo governo ou pelos patrões .
    Os espaços publicos eram ( e continuam a ser ) locais de resistencia popular às mudanças que atingiam os trabalhadores . Para tentar acabar com isso , muitas cidades foram reformadas por ordem de governantes que pretendiam racionalizá-las . Foi o caso de Paris , Londres ,Viena e muitas outras cidades europeias . No Brasil ocorreu processo semelhante no final do século XiX : algumas cidades foram construidas de forma planejada , para serem capitais de estados brasileiros - Como belo Horizonte (em minas gerais) e Teresina (No Piauí) - , enquanto outras passaram por reformas urbanas logo nos primeiros anos do século XX - Como Rio de Janeiro , Santos e São Paulo .

 Questões :
1 - Segundo o Texto , muitas cidades sofreram reformas durante a Segunda Revolução Industrial .
a) Que reformas foram essas ? Com que objetivo foram realizadas ? Foram reformas tecnologicas ,  e o desenvolvimento das ciencias e das industrias . Objetivo era para modificar a vida das pessoas .
b) Que tipo de conflito essas reformas causaram ?
c) De acordo com o texto , os espaços urbanos são locais de manifestaçoes e resistencia social . Com base em que se afirma isso ? em sua opinião , isso acontece nos dias atuais ? Justifique sua resposta e dê exemplo .
Nos dias de hoje as manifestaçoes servem para o povo por uma opinião em algo que não ache certo , que os  presidentes estão fazendo , como o aumento do preço da passagem , eles fizeram manifestações por não achar certo .
3- Você saberia dar exemplos decidades planejadas brasileiras que não foram citadas ?

Não .

Eduarda Neumann- Um argumento condenável


                                                  Um argumento condenável

   A vitória na guerra contra o México levou a uma divisão entre os parlamentos dos Estados Unidos. Parte deles queria anexar todo o país vizinho, enquanto outra parte desejava manter o México como um país independente, sob a influência estadunidense. O senador John Colhoun era um dos que se opunha a anexação de todo o território mexicano, usando argumentos racistas para justificar a sua posição. Leia a seguir  um trecho do pronunciamento feito por ele no senado dos Estados Unidos.
  ''Como se pode construir um governo livre no México? (...). Onde está a inteligência no México adequada a construção de um tal governo? Este tem sido o objetivo deles há vinte e poucos anos; seu povo, porém, encontra-se em tal estado de incapacitação para o trabalho, que tem sido um completo fracasso de começo ao fim (...). Jamais foi nossa intenção incorporar à nossa União qualquer  raça que não seja caucasiana (a raça branca livre). Incorporar o México seria o mesmo que incorporar uma raça índia pois mais da metade dos mexicanos são índios, e a outra parte é composta principalmente por uma mistura de tribos. Protesto formalmente contra uma união feita dessa maneira! O nosso (...) é o governo de uma raça branca. Os maiores infortúnios da América espanhola remontam ao erro fatal de colocar estas raças de cor em pé de igualdade com a raça branca.''

     Questões:
1- Indique as frases do pronunciamento que revelam preconceito do senador John Colhoun em relação à população mexicana: ''seu povo, porém, encontra-se em tal estado de incapacitação para o trabalho, que tem sido um completo fracasso do começo ao fim (...).''
''Jamais foi nossa intenção incorporar à nossa União qualquer raça que não fosse caucasiana (a raça bramca livre).''
''Incorporar o México seria o mesmo que incorporar uma raça índia, pois mais da metade dos mexicanos são índios, e a outra parte é composta principalmente por uma mistura de tribos.''

2- O nome dos estados atuais que correspondem ao território mexicano anexados aos Estados Unidos pelo tratado de Guadalupe-Hidalgo: Nevada, Utah, Colorado, Texas, Novo México, Arizona e Califórnia.


Rafaela Tassoni 8C


                        A ''Idade Do Ouro''
O período que vai do final da guerra de secessão aos últimos anos do século XIX,tem sido chamado pelos historiadores de Idade Do Ouro. Foi um período excepcional para a vida econômica e , principalmente, para a indústria dos Estados Unidos.
Mas, se uma minoria vivia a Idade Do Ouro, para grande número de trabalhadores e pessoas que morava em terras arrendadas o período não foi nada fácil. A partir de 1873, os salários foram reduzidos, e o desemprego aumentou - entre outros motivos, devido aos aperfeiçoamentos tecnológicos. Uma categoria foi especialmente atingida: a dos arrendatários rurais, que, com a queda dos preços dos cereais, do algodão e do gado, sofreram diretamente, no momento em que os progressos do maquinário agrícola diminuíram a necessidade de mão de obra.
No plano econômico, várias medidas importantes foram tomadas durante a guerra de secessão, como o estabelecimento de tarifas de comércio elevadas (estimulando a produção interna), a criação de um sistema bancário nacional (facilitando a concessão de créditos aos produtores), a decisão de construir uma entrada de ferro transcontinental (ampliando a oferta de emprego) e a autorização para admitir trabalhadores sob contrato (temporários e pagando impostos trabalhistas reduzidos)
A imigração para os Estados Unidos aumentou a partir de meados do século XIX.
entre 1820 e 1860, haviam chegado certa de 5 milhões de imigrantes, vindos principalmente das ilhas Britânicas (da irlanda, em articular). De 1860 e 1900, esse número subiu para certa de 14 milhões, A mão de obra desses imigrantes tornou-se fundamental para o desenvolvimento do país. Parte deles se empregou na construção de ferrovias, e outra parte, nas indústrias instaladas nos centros urbanos.
Os abusos da industrialização e a miséria nas cidades que concentravam maior números de fábricas foram descritas por jornalistas, no final do século XIX. Antes deles, porém, escritores já haviam denunciado a existência de pardieiros, a exploração dos imigrantes pelos proprietários de imóveis e por patrões sem escrúpulos e as condições de trabalho nas confecções.

Centenas de milhares de imigrantes chegavam por ano a um país cuja língua muitas vezes ignoravam, aceitando as péssimas condições de trabalho que lhes eram oferecidas. Ignorados ou afastados pelos operários qualificados, esses imigrantes se reuniram em sindicatos que não conseguiam ter suas reivindicações atendidas. Eles não constituíram um ploretariado unido e conciente, pois estavam divididos entre nacionalidades diferentes e que viviam em conflito entre sí(irlandeses contra eslavos ou judeus da Europa Central). Formaram uma série de subproletariados isolados.

1- Consulte a um dicionário as palavras que você não conhece. Releia o texto.
Escrúpulos: Condição que demonstra hesitação; inquietude espiritual; incerteza.
Estado de dúvida sobre o que é bom ou ruim (numa circunstância); receio de pecado ou engano; vacilação: bandido sem escrúpulos.
Ploretariádo: Estado de proletário. 
A classe da qual pertence os proletários. 
Conjunto das pessoas que exercem qualquer tipo de trabalho: o proletariado urbano. 
2-Que medidas tomadas durante a guerra de secessão tiveram efeito sobre a economia dos Estados Unidos?
O estabelecimento de tarifas de comércio 
elevadas (estimulando a produção interna), a criação de um sistema bancário nacional (facilitando a concessão de créditos aos produtores), a decisão de construir uma entrada de ferro transcontinental (ampliando a oferta de emprego).
3-Aparte os problemas enfrentados pelos imigrantes recém-chegados aos Estados Unidos e como isso afetou a organização dos operários.
A mão de obra desses imigrantes tornou-se fundamental para o desenvolvimento do país.parte deles se empregou na construção.

kymberli 8c - A Terra é sagrada

       A Terra é Sagrada
Em 1854, o presidente dos Estados Unidos , Franklin Pierce , manifestou o desejo de  comprar um pedaço das terras ocupadas pela tribo do cacique Seattle . Reproduzimos a seguir trechos de uma das versoes da resposta do Cacique.
Como podeis comprar ou vender o céu , o calor da terra ? a Ideia nos parece estranha . Se não possuímos a frescura do ar e o brilho da  aguá , de que meneira podereis comprá-los ?
    Cada pedaço desta terra é sagrada para meu povo .
Cada folha cintilante de pinheiro , cada praia arenosa , cada bruma nos bosques escuros , cada clareira ,cada zumbido de inseto é sagrado na lembrança e na vivência de meu povo . A seiva que corre dentro de árvores lembra meu povo . (...)
 As flores perfumadas são nossas irmãs ; o cervo , o cavalo , a grande águia são nossos irmãos .
 As cristas rochosas , o aroma das campinas , o calor do cavalo o do ser humano - todos pertencem a Familia .
Assim , quando o Grande chefe de Washington manda dizer que colocará à nossa disposição um ligar onde possamos viver confortável e sossegadamente .
  Ele será nosso pai e , nós , seus filhos . Pensaremos , portanto , na vossa oferta de comprar nossas terras .
  Mas não sera facil . Pois esta terra , para nós , é sagrada . (...)
  Sabemos que homem branco não entende nossos costumes . Um pedaço de terra se parece , para ele , com o pedaço de terra vizinho , pois ele é um estranho que chega , às escuras , e extrai terra tudo aquilo do que necessita .
  A terra não é sua irmã , mas sua inimiga e , uma vez que o homem branco a conquiste , ele se muda .
 Ele não se incomoda de abandonar o túmulo de seus pais .
Ele não se incomoda de sequestar a terra de seus filhos .
O túmulo de seus pais e o patrimonio de seus filhos caem no esquecimento . Ele trata sua mãe , a terra , e seu irmão , o céu , como mercadorias a serem compradas , pilhadas , vendidas , como carneiros ou contas brilhantes .
  Seu apetite arrasará a terra e não a transformará senão num deserto . (...)
Pensaremos , portanto , na vossa oferta de comprar nossas terras . Se decidirmos aceitá-las , eu apresentarei uma condição : O homem branco deve tratar os animais selvagens como irmãos .
 Sou um selvagem e não conheço outra maneira de viver . Vi mais de mil bisontes apodrecendo na pradaria abandonados pelo homem branco , qu eos abateu de um trem que passava .
 Sou um selvagem que não compreende como ''cavalo de ferro'' , largando fumaça , rerá em grande solidão.
Pois , o que aconteceu com os animais , acontecerá , em breve , com o ser humano .
Todas as coisa dependem uma das outras . (...)
    Questões :
1- A quem a resposta da carta se destina ? Com que objetivo foi escrita ?  A resposta se destina ao presidente dos Estados Unidos , Franklin Pierce . A resposta teve objetivo de dizer ao presidente o quanto a terra é importante , e as coisa que estão nelas , a natureza é  um bem importante para o Cacique e seu povo que mora ali .
2 - Por que o cacique Seattle acha muito dificil a ideia de vender sua terra ao presidente dos Estados Unidos ?
Porque lá vive seu povo , e sua varias qualidades que é a natureza , e que para eles é sagrada e importante .
3 - De que maneira o cacique demostra que o Homem Branco trata a terra como sua inimiga ? Trata como se não fosse importante , que só serve como mercadorias , e que ele não ve as qualidades que há nela .
4- Selecione um trecho desse documento que você considere uma demonstração de respeito à natureza . Depois , faça um comentario sobre esse trecho . "Pensaremos , portanto , na vossa oferta de comprar nossas terras  . Se decidirmos aceitá-la , eu apresentarei uma condição : O homem branco deve tratar os animais selvagens com0 irmãos ."
acho que eles valorizam muito a natureza , e que eles acham que o presidente não vai dar valor ao ocupar as terras , não vai dar a minama , então eles avisam bem ao presidente que os animas e a natureza é um bem importante para a vida dele tambám .


kymberli - 8c - As cidades e as novas tecnologias

  As Cidades e as Novas Tecnologias
Muitas das inovações tecnologicas surgidas durante a segunda Revolução Industrial atingiram em cheio a vida urbana . O periodo entre 1860 e 1900 foi marcado por essas mudanças , e o desenvolvimento das ciências e das industrias pode nos dar e impressão de que a vida das pessoas modificou-se no mesmo ritimo e da mesma forma. Não foi bem assim .
Ao mesmo tempo que as industrias se aplicaram , e sua capacidade produtiva cresceu , aumentou também o numero de operários - Cada vez mais mobilizados em defesa de seus interesses - , como como vimos no exemplo da Comuna de Paris  . Numerosos , os habitantes pobres das cidades eram vistos como "elementos vulcanicos , cuja violência explosiva pode destruir a estrutura da sociedade ." Para combater esse suposto perigo , muitos governantes promoveram reformas com o objetivo de transformar os espaços públicos e a vida da população pobre . As cidades deveriam passar a funcionar como as maquinas .
 À cidade popular , com suas construções irregulares , ruas sinuosas , sem pavimentação ou sistema de distribuição de água e esgoto , seus bailes , suas brigas e mistura de classes sociais , as elites tentaram impor ordem , o conforto e a higiene , com base na aplicação dos inventos industriais . Não que os pobres e os operarios quisessem viver sem conforto e higiene , mas eles lutavam para não perder a liberdade que tinham para circular sem serem controlados pelo governo ou pelos patrões .
    Os espaços publicos eram ( e continuam a ser ) locais de resistencia popular às mudanças que atingiam os trabalhadores . Para tentar acabar com isso , muitas cidades foram reformadas por ordem de governantes que pretendiam racionalizá-las . Foi o caso de Paris , Londres ,Viena e muitas outras cidades europeias . No Brasil ocorreu processo semelhante no final do século XiX : algumas cidades foram construidas de forma planejada , para serem capitais de estados brasileiros - Como belo Horizonte (em minas gerais) e Teresina (No Piauí) - , enquanto outras passaram por reformas urbanas logo nos primeiros anos do século XX - Como Rio de Janeiro , Santos e São Paulo .
 Questões :
1 - Segundo o Texto , muitas cidades sofreram reformas durante a Segunda Revolução Industrial .
a) Que reformas foram essas ? Com que objetivo foram realizadas ? Foram reformas tecnologicas ,  e o desenvolvimento das ciencias e das industrias . Objetivo era para modificar a vida das pessoas .
b) Que tipo de conflito essas reformas causaram ?
c) De acordo com o texto , os espaços urbanos são locais de manifestaçoes e resistencia social . Com base em que se afirma isso ? em sua opinião , isso acontece nos dias atuais ? Justifique sua resposta e dê exemplo .
Nos dias de hoje as manifestaçoes servem para o povo por uma opinião em algo que não ache certo , que os  presidentes estão fazendo , como o aumento do preço da passagem , eles fizeram manifestações por não achar certo .
3- Você saberia dar exemplos decidades planejadas brasileiras que não foram citadas ?

Não .

Kymberli - 8c , As cidades e as Novas tecnologias

  As Cidades e as Novas Tecnologias
Muitas das inovações tecnologicas surgidas durante a segunda Revolução Industrial atingiram em cheio a vida urbana . O periodo entre 1860 e 1900 foi marcado por essas mudanças , e o desenvolvimento das ciências e das industrias pode nos dar e impressão de que a vida das pessoas modificou-se no mesmo ritimo e da mesma forma. Não foi bem assim .
Ao mesmo tempo que as industrias se aplicaram , e sua capacidade produtiva cresceu , aumentou também o numero de operarios - Cada vez mais mobilizados em defesa de seus interesses - , como como vimos no exemplo da Comuna de Paris  . Numerosos , os habitantes pobres das cidades eram vistos como "elementos vulcanicos , cuja violencia explosiva pode destruir a estrutura da sociedade ." Para combater esse suposto perigo , muitos governantes promoveram reformas com o objetivo de transformar os espaços públicos e a vida da população pobre . As cidades deveriam passar a funcionar como as maquinas .
 À cidade popular , com suas construçoes irregulares , ruas sinuosas , sem pavimentação ou sistema de distribuição de água e esgoto , seus bailes , suas brigas e mistura de classes sociais , as elites tentaram impor ordem , o conforto e a higiene , com base na aplicação dos inventos industriais . Não que os pobres e os operarios quisessem viver sem conforto e higiene , mas eles lutavam para não perder a liberdade que tinham para circular sem serem controlados pelo governo ou pelos patrões .
    Os espaços publicos eram ( e continuam a ser ) locais de resistencia popular às mudanças que atingiam os trabalhadores . Para tentar acabar com isso , muitas cidades foram reformadas por ordem de governantes que pretendiam racionalizá-las . Foi o caso de Paris , Londres ,Viena e muitas outras cidades europeias . No Brasil ocorreu processo semelhante no final do século XiX : algumas cidades foram construidas de forma planejada , para serem capitais de estados brasileiros - Como belo Horizonte (em minas gerais) e Teresina (No Piauí) - , enquanto outras passaram por reformas urbanas logo nos primeiros anos do século XX - Como Rio de Janeiro , Santos e São Paulo .
 Questões :
1 - Segundo o Texto , muitas cidades sofreram reformas durante a Segunda Revolução Industrial .
a) Que reformas foram essas ? Com que objetivo foram realizadas ? Foram reformas tecnologicas ,  e o desenvolvimento das ciencias e das industrias . Objetivo era para modificar a vida das pessoas .
b) Que tipo de conflito essas reformas causaram ?
c) De acordo com o texto , os espaços urbanos são locais de manifestaçoes e resistencia social . Com base em que se afirma isso ? em sua opinião , isso acontece nos dias atuais ? Justifique sua resposta e dê exemplo .
Nos dias de hoje as manifestaçoes servem para o povo por uma opinião em algo que não ache certo , que os  presidentes estão fazendo , como o aumento do preço da passagem , eles fizeram manifestações por não achar certo .
3- Você saberia dar exemplos decidades planejadas brasileiras que não foram citadas ?

Não .

Kymberli - 8c , As cidades e as Novas tecnologias

  As Cidades e as Novas Tecnologias
Muitas das inovações tecnologicas surgidas durante a segunda Revolução Industrial atingiram em cheio a vida urbana . O periodo entre 1860 e 1900 foi marcado por essas mudanças , e o desenvolvimento das ciências e das industrias pode nos dar e impressão de que a vida das pessoas modificou-se no mesmo ritimo e da mesma forma. Não foi bem assim .
Ao mesmo tempo que as industrias se aplicaram , e sua capacidade produtiva cresceu , aumentou também o numero de operarios - Cada vez mais mobilizados em defesa de seus interesses - , como como vimos no exemplo da Comuna de Paris  . Numerosos , os habitantes pobres das cidades eram vistos como "elementos vulcanicos , cuja violencia explosiva pode destruir a estrutura da sociedade ." Para combater esse suposto perigo , muitos governantes promoveram reformas com o objetivo de transformar os espaços públicos e a vida da população pobre . As cidades deveriam passar a funcionar como as maquinas .
 À cidade popular , com suas construçoes irregulares , ruas sinuosas , sem pavimentação ou sistema de distribuição de água e esgoto , seus bailes , suas brigas e mistura de classes sociais , as elites tentaram impor ordem , o conforto e a higiene , com base na aplicação dos inventos industriais . Não que os pobres e os operarios quisessem viver sem conforto e higiene , mas eles lutavam para não perder a liberdade que tinham para circular sem serem controlados pelo governo ou pelos patrões .
    Os espaços publicos eram ( e continuam a ser ) locais de resistencia popular às mudanças que atingiam os trabalhadores . Para tentar acabar com isso , muitas cidades foram reformadas por ordem de governantes que pretendiam racionalizá-las . Foi o caso de Paris , Londres ,Viena e muitas outras cidades europeias . No Brasil ocorreu processo semelhante no final do século XiX : algumas cidades foram construidas de forma planejada , para serem capitais de estados brasileiros - Como belo Horizonte (em minas gerais) e Teresina (No Piauí) - , enquanto outras passaram por reformas urbanas logo nos primeiros anos do século XX - Como Rio de Janeiro , Santos e São Paulo .
 Questões :
1 - Segundo o Texto , muitas cidades sofreram reformas durante a Segunda Revolução Industrial .
a) Que reformas foram essas ? Com que objetivo foram realizadas ? Foram reformas tecnologicas ,  e o desenvolvimento das ciencias e das industrias . Objetivo era para modificar a vida das pessoas .
b) Que tipo de conflito essas reformas causaram ?
c) De acordo com o texto , os espaços urbanos são locais de manifestaçoes e resistencia social . Com base em que se afirma isso ? em sua opinião , isso acontece nos dias atuais ? Justifique sua resposta e dê exemplo .
Nos dias de hoje as manifestaçoes servem para o povo por uma opinião em algo que não ache certo , que os  presidentes estão fazendo , como o aumento do preço da passagem , eles fizeram manifestações por não achar certo .
3- Você saberia dar exemplos decidades planejadas brasileiras que não foram citadas ?

Não .

terça-feira, 19 de novembro de 2013

kymberli e eduarda - 8c - 258 e 259

                                                    A popularidade da princesa Isabel

       Porque os ex-escravos dobravam seus joelhos , respeitosamente , diante da princesa Branca ?Teria sido esta uma prova de ''alienação'' , como se diria hoje ? (...)
     Entre negros africanos , a figura da princesa se revistiu , por decadas . Meses antes Rui Barbosa inconformado com as manisfestações  de Gratidão que os negros devotam á princesa

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Júlia Machado

                       GUERRA E SUCESSÃO

1. Quem lutou contra a quem?

     Devido às diferenças de interesse e tendo como motivo imediato as divergências sobre as leis referentes à escravidão, seis estados do Sul decidiram separar-se dos demais. O primeiro foi a Carolina do Sul, e em seguida, Geórgia, Flórida, Alabama, Mississípi e Louisiana. 

2. Qual era a posição do Presidente Abraham Lincoln sobre a escravidão? Explique:

     O Presidente Abraham Lincoln e a burguesia industrial do Norte não eram abolicionistas radicais, tanto que estados escravistas do Norte permaneceram na União.

3. Quem vivia e como eram os estados do norte? 

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

saulo cristofer


       










1.Quando ,onde  e como o café foi  introduzido no Brasil?





2. 1870 para onde se expandiram as fazendas de café?



3.1850 o que proibiu a lei Eusébio de Queirós.


4.Explique sobre o tráfico negreiro interno.


5.Explique sobre a chegada dos primeiros imigrantes  ao Brasil.


6.como funcionava o sistema de parceria?


7.o que os imigrantes chegavam devendo?


8.como funcionava o sistema de colonato?


9.1844 o que fez o ministro Manuel Alves branco?