quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Revolução Pernambucana- Giuliana Rodrigues 8C

Revolução Pernambucana
1-      Quais eram os motivos da revolução pernambucana?
A partir de 1810 os pernambucanos sentiram o peso do aumento nos impostos, que sustentavam o luxo da Corte portuguesa no Rio de Janeiro. Muitos donos de terras dependiam de financiamentos para desenvolver sua produção. Porém, desde 1780, quando a Companhia geral de Pernambuco e Paraíba encerrou suas atividades.

2-      Quais são os motivos dos protestos no Brasil em 2013?
Os protestos no Brasil em 2013 são várias manifestações populares por todo o país que inicialmente surgiram para contestar os aumentos nas tarifas de transporte público, principalmente em Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro e que ganharam forte apoio popular depois da repressão violenta e desproporcional que foi promovida pelas policiais militares estaduais contra as passeatas, levando grande parte da população a apoiar as mobilizações.

3-      Oque queriam os revoltosos  pernambucanos?
O movimento social pernambucano tinha como objetivo principal a conquista da independência do Brasil em relação a Portugal. Queriam implantar um regime republicano no Brasil e elaborar uma Constituição.


4-      Como terminou a revolução pernambucana? Explique.
 Preocupado com a possibilidade de ampliação da revolta para outras províncias, D.João VI organizou uma forte repressão militar contra os rebeldes de Pernambuco. As tropas oficiais cercaram Recife. Os embates duraram 75 dias, resultando na derrota dos revoltosos. Os líderes foram presos e condenados à morte.


5-      Como  são reprimidos os protestos no Brasil em 2013?
No dia 12 de junho, quase a totalidade dos 55 vereadores eleitos da Câmara Municipal de São Paulo repudiaram os protestos em discurso, denominando os participantes de "criminosos", "marginais" e "delinquentes". O líder de governo na Câmara, Arselino Tatto, afirmou que dentre os manifestantes, haveria "infiltrados" na passeata com a intenção de desestabilizar o governo municipal. Durante a sessão, o único legislador a se pronunciar a favor dos protestos foi o vereador Toninho Vespoli, que foi também objeto de críticas dos seus colegas pela participação nas manifestações.


5-      Pessoal. Imagine que você estivesse protestando? Explique. Como agiria? Quais seriam suas atitudes? Agiria de forma correta, sem vandalismos e protestando pelo que realmente importa que são as melhoras no país.


Manifestação no Brasil em 2013
Revolução Pernambucana 

Nenhum comentário:

Postar um comentário