quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Farroupilhas-Thiago 8c

       Bento Gonçalves  

Bento Gonçalves da Silva (Triunfo23 de setembro de 1788 — Pedras Brancas18 de julho de 1847) foi um militarmaçom Bento Gonçalves da Silva (Triunfo, 23 de setembro de 1788 — Pedras Brancas, 18 de julho de 1847) foi um militar, maçom e revolucionário brasileiro, e um dos líderes da Revolução Farroupilha, que buscava a independência da província do Rio Grande do Sul do Império do Brasil. brasileiro, e um dos líderes da Revolução Farroupilha, que buscava a independência da província do Rio Grande do Sul do Império do Brasil.
Filho do alferes português Joaquim Gonçalves da Silva e de Perpétua da Costa Meirelles, filha de Jerônimo de Ornellas Menezes e Vasconcellos, rico fazendeiro rio-grandense, nasceu na Fazenda da Piedade, pertencente à família de sua mãe.
Seus pais desejavam encaminhar o filho para a carreira eclesiástica, porém o Bento interessava mais as lides campeiras. A família mudou de ideia depois de Bento ter matado um homem negro em um duelo, o que levou seu pai a forçar Bento a assentar praça, porém a interferência de seu irmão João Gonçalves adiou o alistamento por cinco anos.
Incorporado na Companhia de Ordenanças de D. Diogo de Sousa, Bento cedo demonstrou sua vocação, ao engajar-se nas guerrilhas da primeira campanha cisplatina (1811-1812). Ao final da guerra, desincorporado como cabo, estabelece uma fazenda de criação de gado e uma casa de negócios em Cerro Largo, território uruguaio; lá conhece sua futura esposa Caetana Joana Francisca Garcia, com quem se casa em 1814 e tem oito filhos: Perpétua Justa, Joaquim, Bento, Caetano, Leão, Marco Antônio, Maria Angélica e Ana Joaquina.


    David Canabarro

 Descendente de açorianos, neto de José Martins Faleiros e Jacinta Rosa, naturais da Ilha  Terceira. Instalados em Porto Alegre, aí lhes nascia o filho homem que seria José Martins  Coelho. Dona Mariana Inácia de Jesus, natural da Ilha de Santa Catarina, que, com seus pais  Manuel Teodósio Ferreira e Perpétua de Jesus, se instalaria em Bom Jesus do Triunfo pelo  ano de 1778, aí conheceu o futuro marido, José Martins Coelho que com a família também  para ali se havia transferido. David José Martins, conhecido como  David Canabarro,  (Taquari, 22 de agosto de 1796 — Santana do Livramento, 12 de abril de 1867) foi um  militar brasileiro.
 Casados, mudaram-se logo para Taquari onde lhes nasceu, a 22 de agosto de 1796, o  menino David José, no lugar denominado Pinheiros, uma légua além da freguesia-sede, em  terrenos que adquirira José Martins Coelho, fundando uma estância.
 O sobrenome Canabarro foi adicionado mais tarde, vindo de seu avô, Manuel Teodósio  Ferreira.

  Giuseppe Garibaldi



[creditofoto]
Conhecido como "herói de dois mundos" por ter participado de conflitos na Itália e na América do Sul, dedicou sua vida à luta contra a tirania. Ainda menino, tornou-se marinheiro e conheceu a vida no mar. Aos 25 anos chegou ao posto de capitão da marinha mercante, ao mesmo tempo que se aproximava do movimento "Jovem Itália", que lutava pela independência e unificação dos diversos Estados em que se dividia a península itálica.

Foi condenado à morte e fugiu para a América do Sul, desembarcando no Rio de Janeiro em 1835. Logo, porém, segue para o Rio Grande do Sul e se junta aos republicanos  da Revolução Farroupilha, ou Guerra dos Farrapos, destacando-se nos combates às forças  imperiais. Juntamente com o general Davi Canabarro, tomou o porto de Laguna, em Santa  Catarina, onde proclamaram a República Juliana.

 Em Laguna, Garibaldi conheceu Ana Maria de Jesus Ribeiro, com quem se casaria. Ela se  tornou sua companheira de lutas na América do Sul e na Europa e entrou para a história com  o nome de Anita Garibaldi. Pouco antes do fim da Guerra de Farrapos, foi dispensado por  Bento Gonçalves de suas missões e mudou-se para o Uruguai.

 Naquele país, em 1842, foi nomeado capitão da frota uruguaia na luta contra o ditador  argentino Juan Manoel Rosas. No ano seguinte, exerceu papel fundamental na defesa de  Montevidéu, impedindo que a cidade fosse tomada pelos argentinos.

 Em 1848, Garibaldi voltou à Itália para combater os exércitos austríacos na Lombardia (norte  da Itália) e dar início à luta pela unificação italiana. Fracassou na tentativa de expulsar os  austríacos e foi forçado a refugiar-se primeiro na Suíça e depois em Giuseppe Garibaldi
 4/7/1807, Nizza, hoje Nice, França
 2/6/1882, Ilha Caprera, Sardenha, Itália
 Da Página 3 Pedagogia & Comunicação
 Giuseppe Garibaldi lutou no Brasil e teve papel decisivo na unificação italiana
 Conhecido como "herói de dois mundos" por ter participado de conflitos na Itália e na  América do Sul, dedicou sua vida à luta contra a tirania. Ainda menino, tornou-se marinheiro e  conheceu a vida no mar. Aos 25 anos chegou ao posto de capitão da marinha mercante, ao  mesmo tempo que se aproximava do movimento "Jovem Itália", que lutava pela    independência e unificação dos diversos Estados em que se dividia a península itálica.
  Foi condenado à morte e fugiu para a América do Sul, desembarcando no Rio de Janeiro  em  1835. Logo, porém, segue para o Rio Grande do Sul e se junta aos republicanos da  Revolução Farroupilha, ou Guerra dos Farrapos, destacando-se nos combates às forças      imperiais. Juntamente com o general Davi Canabarro, tomou o porto de Laguna, em Santa  Catarina, onde proclamaram a República Juliana.
 Em Laguna, Garibaldi conheceu Ana Maria de Jesus Ribeiro, com quem se casaria. Ela se  tornou sua companheira de lutas na América do Sul e na Europa e entrou para a história com  o nome de Anita Garibaldi. Pouco antes do fim da Guerra de Farrapos, foi dispensado por  Bento Gonçalves de suas missões e mudou-se para o Uruguai.
 Naquele país, em 1842, foi nomeado capitão da frota uruguaia na luta contra o ditador  argentino Juan Manoel Rosas. No ano seguinte, exerceu papel fundamental na defesa de  Montevidéu, impedindo que a cidade fosse tomada pelos argentinos.
 Em 1848, Garibaldi voltou à Itália para combater os exércitos austríacos na Lombardia (norte  da Itália) e dar início à luta pela unificação italiana. Fracassou na tentativa de expulsar os  austríacos e foi forçado a refugiar-se primeiro na Suíça e depois em Nizza (hoje Nice, na  França). Visando conquistar Roma ao papado, os liberais italianos marcharam contra aquela  cidade e a tomaram. Garibaldi participou da campanha com um corpo de voluntários e foi  eleito deputado na assembléia constituinte da República Romana. (hoje Nice, na França).  Visando conquistar Roma ao papado, os liberais italianos marcharam contra aquela cidade e  a tomaram. Garibaldi participou da campanha com um corpo de voluntários e foi eleito  deputado na assembléia constituinte da República Romana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário